quarta-feira, 2 de junho de 2010

Festa de Corpus Christi


          Nó próximo dia 3 celebraremos a Solenidade do Santíssimo Corpo de Cristo, que se apresenta real e substancialmente na Santíssima Eucaristia. São João nos fala dessa realidade no discurso sobre o Pão da Vida. É alimento real, como é real o corpo. Diz João, no capítulo 6 de seu evangelho: "Eu sou o pão da vida". E continua: "Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá para sempre. O pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo." E mais à frente diz ainda: "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia. Pois minha carne é verdadeiramente comida, e meu sangue é verdadeiramente bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele". Quem se aproxima da eucaristia comunga realmente o corpo e o sangue de Jesus. Comungar significa viver nele, assumir seus compromissos, sua vida, seu projeto, sua pessoa. Comunhão não é rito mágico, é acesso à vida de Deus no Cristo. Jesus é o Verbo de Deus, e esse Verbo se fez carne, se fez homem. A primeira carta de João, capítulo 4, verso 2, diz que quem  confessa que Jesus veio na carne é de Deus".


"E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da Nova Aliança  no meu sangue derramado em favor de vós."
Lucas 22:19-20


"Cada hóstia consagrada é feita para se consumir de amor em um coração humano" São João Maria Vianney

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails