sábado, 3 de abril de 2010

O Cristo ressuscitou e está entre nós!

É chegada a festa ápice do Catolicismo. A celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Cordeiro que foi Imolado para a salvação de todos nós. A páscoa do Senhor é a celebração de maior importância de todas as festas litúrgicas da Igreja, é mais importante até mesmo que o Natal e o Pentecostes, pois sem a Páscoa não haveria sentido para nenhuma das demais festas pois nela está a razão de nossa fé: O Messias, Filho do Deus Vivo, Encarnado no seio da Virgem Maria, cumpridor da Vontade do Pai, liberta-nos do jugo do pecado e nos oferta a Vida Eterna.


Depois da Imposição das Cinzas, (na Quarta-Feira de Cinzas) libertamo-nos do ser antigo, sujo pelo pecado, e buscamos a renovação de nossa fé e a santidade, por meio da penitência, do jejum e da oração. Vivemos, por 40 dias, a trajetória quaresmal, alimentados pelas promessas de Deus em todas as leituras desse tempo, voltamo-nos em direção à Cruz Redentora de JESUS CRISTO



Rumo à Páscoa do Senhor, celebramos também a memória da Entrada Triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém. Ele entrou na cidade como um Rei, mas sentado num jumentinho - o símbolo da humildade - e foi aclamado pela população com ramos; o povo chamava-o de Messias, o Rei de Israel. A multidão o aclamava: "Hosana ao Filho de Davi!" Isto aconteceu alguns dias antes da sua Paixão, Morte e Ressurreição. Este domingo marca o início da Semana Santa. 



Na Quinta-feira Santa inicia-se o Tríduo Pascal. Na Missa dos Santos Óleos, a Igreja celebra a instituição do Sacramento da Ordem e a bênção dos santos óleos usados nos sacramentos do Batismo, do Crisma e da Unção dos Enfermos, e os sacerdotes renovam as suas promessas. De entre os ofícios do dia, adquire especial relevância simbólica o lava-pés, realizado pelo sacerdote em memória do gesto de Cristo para com os seus apóstolos antes da última ceia.  Na última Ceia é instituída a Eucaristia: "E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da Nova Aliança no meu sangue derramado em favor de vós." (Lucas 22:19-20). Há também a Adoração ao Santíssimo Sacramento, o Cristo que se faz presente entre nós na aparência do pão eucarístico. 

                  Santa Ceia do Senhor

Na Sexta-Feira Santa a Igreja está de luto, e por isso não há nenhum sacramento, todos se calam e comtemplam a Paixão e Morte de Jesus Cristo (nesse dia eu fico introspectiva, penso da dor que Cristo estava sentindo naquelas 3h de extrema agonia, no amor a nós, e na obediência do Cristo até a Cruz). Na Igreja, há o rito da Liturgia da Palavra, da adoração à Santa Cruz, da comunhão, (hóstias consagradas dos dias anteriores) e a procissão do Cristo Morto,que é muito bonita, mas, ainda sim, triste.


No Sábado Santo é celebrada a Vigília Pascal. Um grande silêncio reina sobre a terra, pois Cristo desce à Mansão dos Mortos. Há a Benção do Fogo, e logo o Cirio Pascal é aceso (o Cirio é uma grande vela com as inscrições Alfa e Ômega - pincipio e fim, e com o ano corrente, simboliza a Luz triunfante sobre as Trevas, a Luz de Cristo). Consuma-se o Tríduo Pascal, e espera-se a RESSURREIÇÃO.
.
 Círio Pascal


 No Domingo da Ressurreição celebramos a Presença do Senhor Ressuscitado. Cristo venceu a morte, e por ela nos trouxe a Vida. Louvado sejas, ó Cristo, o Redentor de todos os humanos! Viva a JESUS CRISTO!



Abraços, amiguinhos em Cristo. Tenham todos uma Páscoa muito abençoada!
CRISTO SEJA LOUVADO!


Uchôa *-*

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails