domingo, 11 de abril de 2010

2º Domingo da Páscoa - Domingo da Misericórdia Divina

Celebramos neste segundo domingo da Páscoa a Misericórdia de Deus que tem a sua expressão máxima na Ressurreição de Jesus.


"Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom!
Eterna é a sua misericórdia!"
(Sal 117, 1)



Tomemos para nós esta exclamação e para compreender a profundidade destas palavras, deixemos que a liturgia nos guie até ao coração dos acontecimentos salvíficos, que unem a morte e a ressurreição de Cristo com a nossa existência e a história do mundo. Este prodígio de misericórdia mudou radicalmente o destino da humanidade. É um prodígio em que se manifesta plenamente: o amor do Pai, que, na busca da nossa redenção, não retrocede jamais, mesmo diante do sacrifício de Seu Filho unigénito.

Este domingo, também chamado de “Domingo in albis” por causa dos paramentos brancos e das vestes batismais que eram usadas durante a Oitava da Páscoa pelos batizados na Vigília Pascal; por doce desígnio do saudoso Sumo Pontífice João Paulo II, é chamado também de Domingo da Divina Misericórdia. O Evangelho relembra-nos a misericórdia de Deus para com a humanidade, que teve o seu ponto alto na Paixão, Morte e Ressurreição, para a nossa vida plena em Deus. O Evangelho, relatando-nos a incredulidade de Tomé, fala-nos que a fé vai além dos sentidos, ultrapassa qualquer inteligência.


“Felizes os que acreditam sem terem visto”.
(Jo 20,29)

Esta afirmação é para todos os que, sem negar o valor dos sentidos e do entendimento, vão mais além e mergulham na fé. Pedro dirá: “Sem vê-l’O, O amais; sem vê-l’O, nele tendes fé. Isso será para vós uma fonte de alegria” (1Pd 1,8). A dúvida e a incredulidade de Tomé são símbolo da nossa mente. Mas junto com esta incredulidade de discípulo vem a sua belíssima profissão de fé: “MEU SENHOR E MEU DEUS” (Jo 20,28).


Crer que Cristo é o Filho de Deus, enviado pelo Pai
para nos dar a vida da graça, é a razão da encarnação de Jesus, a razão da Sua ressurreição na Páscoa.



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails